quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Projeto Iraque

Adotamos neste mês o Projeto Iraque. A igreja enviará uma oferta mensal ao pastor KS (nome fica em sigilo, pois trabalha em zona de perseguição religiosa). Conheça um pouco do que Deus tem feito no Iraque.

Norte do Iraque
Através do trabalho do Pr. KS, orientador estratégico e pastoral dos missionários da terra da JMM no Oriente Médio, o governo do Norte do Iraque doou um terreno para a construção da Igreja batista e um Centro comunitário de ação social, que abrigará um posto de saúde, uma escola e um projeto com futebol. Todo o trabalho será supervisionado pelo Pr. KS e coordenado diretamente pelos três obreiros da terra que as igrejas batistas do Brasil apóiam na região.
.
Entretanto, a conquista do terreno para o crescimento do trabalho evangélico no Norte do Iraque está atrelada à contratação de um treinador de futebol para a equipe profissional local. De acordo com o Pr. Marcos Grava, coordenador do Programa Esportivo Missionário (PEM), os contatos com um missionário que é treinador de futebol estão bem adiantados e, em breve, ele deverá ser enviado por Missões Mundiais da CBB àquela região, atendendo à necessidade dos iraquianos.
.
“Foi um verdadeiro milagre concedido por Deus! Graças ao amor que os curdos têm pelo futebol brasileiro, um governante local nos concedeu o terreno para a construção da igreja e do Centro. Isto comprova a importância do ministério esportivo em qualquer campo missionário, especialmente em países fechados como o Iraque”, diz o Pr. Grava, acrescentando que outras autoridades locais solicitaram o envio de treinadores de futebol e que há possibilidades do trabalho crescer ainda mais naquela região.
.

A oficialização da doação do terreno aconteceu nos últimos dias da viagem que uma caravana de pastores fez ao Oriente Médio entre 23 de setembro e 6 de outubro, na qual os pastores Marcos Grava e KS estiveram presentes. Ainda segundo informações dos pastores, várias igrejas batistas do Brasil adotaram e estão apoiando o projeto de plantação da igreja no Norte do Iraque. O início das obras está previsto para os próximos meses.

Maior etnia sem Estado do mundo (26,3 milhões de pessoas), os curdos habitam uma vasta região doCrentes curdos Oriente Médio que extrapola as fronteiras da Turquia, abrangendo partes do Iraque, do Irã, da Síria e da Armênia. São majoritariamente muçulmanos sunitas, organizam-se em clãs e, em algumas regiões, falam o idioma curdo. Suas maiores cidades são Mossul, Erbil, Kirkuk, Saqqez, Hamadã, Erzurum e Diyarbakır. A partir de meados do Século XX ocorrem rebeliões curdas na Turquia e no Iraque que desejam a independência da região.
.
O projeto de um Estado curdo tem opositores dos governos da região, que reprimem com violência os separatistas. Após a Guerra do Golfo, em 1991, é criada uma zona de segurança no Norte do Iraque para proteger os curdos que se rebelaram contra Saddam Hussein. Desde 2000, após o último e mais violento ataque do exército turco, a região foi declarada autônoma.


Fonte: JMM (Outubro de 2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário