segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Pesquisa aponta queda do ateísmo no Século 21; Cristianismo é a religião que mais cresce em todo o mundo

Publicado por Tiago Chagas em 19 de novembro de 2011

O relatório do estudo sobre religião produzido pelo “Status Global das Missões”, do “International Bulletin of Missionary Research” (IBMR) aponta que nos últimos onze anos, 300 pessoas por dia abandonaram o ateísmo, em todo o mundo.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel Dados obtidos pelo estudo apontam que em 2000, o número de ateus era de 138.925.000, e caiu para 137.555.000, uma redução de 1,3 milhões de pessoas que passaram a crer em Deus. A pesquisa afirma ainda que no mesmo período, 2,7 milhões de pessoas descrentes passaram a ter alguma religião.

O jornalista Paulo Lopes reproduz em seu site dados que o site católico Religion en Libertad publicou de pesquisas feitas em 1970 pelo IBMR, e com esses números, foi constatado que nos últimos 41 anos o ateísmo perdeu 28 milhões de adeptos, porém no mesmo período, 100 milhões de pessoas tornaram-se agnósticas ou sem religião.

Dentre as religiões que mais cresceram entre 2000 e 2011, o cristianismo lidera com a conversão de 83 mil novos fiéis a cada dia, seguido de perto pelo islamismo, que atrai 79 mil pessoas diariamente. Segundo o estudo, há uma tendência de crescimento da fé em todo o mundo, e todas as religiões crescerão no século 21. Até mesmo o Judaísmo, que perdeu mais de 200 mil adeptos em 41 anos. O número, embora pareça pequeno, é considerável quando se analisa o contexto da religião, que praticamente é restrita aos judeus.

O site Holofote.Net publicou dados minuciosos da pesquisa em relação aos cristãos, que hoje, somam 2,28 bilhões de pessoas em todo mundo, sendo 1,160 bilhões de católicos e 1,125 bilhões de protestantes, divididos entre Pentecostais (612 milhões), Protestantes tradicionais (426 milhões), Anglicanos (87 milhões) e Ortodoxos (271 milhões).

A taxa de crescimento diária do cristianismo está dividida entre católicos (34 mil/dia), Pentecostais (37 mil/dia), Protestantes tradicionais (20 mil/dia), Anglicanos (3 mil/dia) e Ortodoxos (5 mil/dia).

Os grupos que questionam a trindade e a divindade de Cristo, como Testemunhas de Jeová e Mórmons, por exemplo, somam juntos, 35 milhões de pessoas e crescem a uma taxa de dois fiéis por dia, em todo o mundo.

Atualmente, os cristãos distribuem aproximadamente 71 milhões de exemplares da Bíblia Sagrada, e estima-se que existam 1, 740 bilhões de Bíblias em todo o mundo.

Fonte: Gospel+

COMENTÁRIO NOSSO

Os evangélicos brasileiros, nós, temos muitos números a mostrar. Precisamos agora de traduzir esse crescimento numérico em uma mudança social relevante. Pois, como um lugar que passa a ter 40% ou 50% de evangélicos (protestantes, crentes ou qual o nome se quiser dar) pode continuar com dados alarmantes de violência? Ou ainda, uma comunidade de forte presença cristã seguir com índices elevados de fome ou de analfabetismo? Fazendo uma referência a missão da Igreja Batista em Água Branca, a igreja deve levar o evangelho todo ao homem todo. É esse transbordamento dos templos abarrotados para as vidas cheias de vida que falta ao evangelho brasileiro. Afinal, Cristo veio nos dar vida em abundância, mas o que vemos são templos em abundância, denominações em abundância, convensões em abundância - convivendo na mais perfeita paz com as maiores mazelas sociais também em abundância. Temos algo a comemorar? Sim. Mas, ainda muito a mudar. Mas isso é a essência da igreja cristã. Ir morrendo a cada dia para se refazer. Espero que mais próxima aquela que Jesus sonhou.

Rafael Dantas (ministro de missões da PIBDU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário